quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PRIMEIRO DIA DE JORNADA PEDAGÓGICA É MARCADO POR PALESTRAS

Teve início, nesta quarta-feira, 25, nas dependências da Escola Antonio de Figueiredo Taveira-GRUPÃO, a Jornada pedagógica das Escolas Municipais de Potengi. Na abertura houve o momento de acolhida com o Professor Cláudio Américo Rodrigues, Diretor da Escola José Edvaldo Sousa, a Palavra do Prefeito Municipal Samuel Carlos Tenório Alves de Alencar, que fez um justo agradecimento aos professores da rede municipal pelos avanços na educação potengiense, assim como aos gestores municipais, diretores e coordenadores. A Secretária de Educação, Elainy Cristina Guedes Cavalcante, também enfatizou o crescimento educacional como fruto do trabalho coletivo,  agradeceu a todos e manifestou a sua gana em trabalhar com muito mais afinco nas realizações, uma vez que "muito já foi conquistado, no entanto muito mais temos que conquistar".
No dia de hoje, aconteceram duas palestras: pela manhã, com o tema Humanizando Nossas relações, o Psicopedagogo Hai-Lassiê Nunes Ribeiro, à tarde, o palestrante foi o Professor Willian Brito, agrônomo, ambientalista, com o tema Educação Ambiental no Contexto Regional.
Na palestra da manhã, "Humaniznado Nossas relações com Hai-Lassiê Nunes Ribeiro, vários aspectos da relação humana foram abordados, como a intolerância, egoísmo, preconceito, valores morais, autoestima convivência e fundamentalmente o respeito, o saber escutar, a flexibilidade, a reflexão (avaliar-se) e o perdão. Com muito dinamismo e bom humor, o palestrante mexeu com os educadores, levando-os a refletirem as suas práticas profissionais e pessoais. Através de dinâmicas, conseguiu prender a atenção de todos, sempre com uma alegria indescritível. As músicas que o mesmo tocava e cantava, foram um show a parte e, no final da manhã, estavam todos ali presentes de autoestima elevada, iniciando assim, em alto nível a jornada pedagógica do ano de 2012.  
À tarde, o palestrante Willian Brito enfatizou a importância da valorização da flora nativa da região, a importância da agricultura sustentável (desenvolvimento sustentável), o problema causado pelas queimadas. Mostrou também que há uma forte relação entre os casos de câncer causados pela poluição e pelo uso de agrotóxicos na lavoura.
Colocou também a necessidade de se ampliar os conhecimentos, desenvolver habilidades e que, estes assuntos não podem fugir da currículo escolar, deve sim ser trabalhado para o desenvolvimento da comunidade. Ainda falou da necessidade das parcerias com as universidades no campo da pesquisa e do estudo.

0 comentários:

Postar um comentário

FAÇA AQUI O SEU COMENTÁRIO