EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil vem desenvolvendo em 2014 um trabalho bem mais proveitoso, onde além das visitas pedagógica está sendo realizada semanalmente, há planejamento para as turmas de II, III, IV e V, em dias alternados a partir de um horário específico para atender cada infantil.
Hoje, contamos também com professoras de rodízio que supre a ausência daquele professor que falta nos dias de planejamento, eles trabalham mais a parte de Natureza e Sociedade, Música, arte e Movimento. Para isso, também se faz um momento de estudo, de confecção de material, cartazes, fantoches, etc.São acompanhados igualmente ao professore titular. Durante o
planejamento que acontece semanalmente, as professoras são orientadas de forma que atenda com especificidade todos os alunos sem discriminação de cor ou raça. Elas fazem um estudo aprofundado a partir das Orientações Curriculares para a Educação Infantil que veio melhorar o atendimento das crianças de 0 a 5 anos. No decorrer do trabalho elas preparam suas rotinas, confeccionam todo o material  necessário para a realização de cada atividade, como: cartazes, jogos de boliche, bingos de letras, palavras, gravuras e também fichas diversas que facilite o desempenho do aluno em sala de aula.
Percebe-se que estamos tendo a oportunidade de realizar um trabalho bem mais eficaz e de acordo com a necessidade do aluno, pois as professoras hoje dispõem de tempo para executar as atividades e organizá-las com maior cuidado demonstrando muito prazer no que fazem. Além disso, elas procuram interagir uma com a outra buscando novas estratégias de ensino, tendo o cuidado de observar o convívio familiar e quais dificuldades a criança vem enfrentando para rever como superá-las.
As docentes elaboraram metas para 2014 no intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos onde elas trabalham de acordo com as orientações. Elas desenvolvem junto às crianças atividades que envolva textos para o reconhecimento de palavras e letras a partir da letra “caixa alta” onde percebe-se a evolução dos mesmos quanto a escrita dos nomes, bem como das atividades. Ao final de cada semestre, são elaborados relatórios sobre cada aluno para rever a evolução de um a um.

Por Maria Edvânia Soares Pinheiro - Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil.